<BGSOUND SRC="http://www.mp3shits.com/download/download.php?skey=5f35a572561e62823f509989241e2235&key=767589" LOOP="INFINITE">

20 fevereiro 2006

Concepção Histórica

Segundo Emil Kraepelin

Foi inicialmente descrita com o termo "Dementia Preacox", mas passou a ser conhecida como esquizofrenia. O termo deriva do grego e significa "cisão da mente".Historicamente, a definição desta doença foi criada por Emil Kraepelin, em 1896, que chegou à sua classificação baseando-se nos sinais do desenvolvimento da esquizofrenia em estado relativamente precoce (Preacox) e da progressiva deterioração dos doentes (Dementia).

Segundo Eugen Bleuer

Bleuer quis ressaltar a dissociação que às vezes o doente percebia entre si mesmo e a pessoa que ocupa o seu corpo, apoiava ainda que não existia uma evidência tão drástica de demência e que nem sempre estava presente um dano de natureza cognitiva, da inteligência, da capacidade de conceptualizar e elaborar, tratando-se principalmente de um problema de relação com os outros. Consequentemente, não era correcto falar de demência porque nem todos os atingidos por esta doença iriam necessariamente tornar-se dementes, ou seja, privados das capacidades intelectuais e cognitivas características de uma pessoa normal.