<BGSOUND SRC="http://www.mp3shits.com/download/download.php?skey=5f35a572561e62823f509989241e2235&key=767589" LOOP="INFINITE">

20 fevereiro 2006


Júlio de Matos contribuiu para que a “loucura” passasse a ser encarada como uma doença. Graças ao prestígio do Prof. Júlio de Matos junto dos primeiros governantes do regime republicano, foi construído em Lisboa um novo manicómio, dotado dos requisitos de um hospital moderno, que satisfizesse as exigências da assistência, do ensino e da investigação científica. Deste modo, o louco, o possesso, o renegado, os autos-de-fé, as masmorras, os coletes e outras medidas de contenção forçada deram lugar à hospitalização para tratamento em regime aberto, humanizado e compreensivo dos doentes, ocupados em tarefas úteis e em salas agradavelmente decoradas.

Sancho e Saraiva, 2002
www.tintafresca.pt

10 Comments:

At 21 abril, 2010 16:12, Anonymous simone said...

tenho um filho portador de esquizofrenia,e por mais que eu leia sobre o asunto eu não me conformo,sempre acho que é uma questão de converssar com ele e ele ver que pode controlar a sua mente.ele passou 6 anos fazendo tratamento com medicamentos,so agora depois de 6 anos bem ele resolveu parar o0 tratamento um outro medico disse que ele poderia curar-se sozinho,mais ele então piorou,muito e agora tento faze-lo voltar mais esta dificil,ele se tratava com respiridona estudou terminou o colegio fez curso de computação e estava levando uma vida normal ,agora de repente não sai do quarto,faz um monte de besteira e o problema dele é comigo que sou sua mãe,choga minhas coisas no lixo,mais não é agressivo so as vezes nas palavras,poi bem ele começou a tomar a enjesão piprotil L4 na verdade tomou como se fosse uma vitamina mais ja faz trez dias que tomou e não apresentou nenhuma melhora isto é normal,e a enfermeira que aplicou não aplicou com a enjesão de vidro como manda a bula,e eu fiquei preoculpada isto pode ter a ver de não fazer efeito, espero que possa me responder ,desde ja obrigado por este espaço.

 
At 04 outubro, 2010 18:40, Blogger clovis castilho said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 04 outubro, 2010 18:40, Blogger clovis castilho said...

Simone se voce quiser conversar comigo a respeito da doença de seu filho eu estou a sua disposição.

 
At 04 outubro, 2010 18:40, Blogger clovis castilho said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 04 outubro, 2010 18:42, Blogger clovis castilho said...

simone se voce quiser conversar comigo a respeito da doença do seu filho a estou a sua disposição

 
At 04 outubro, 2010 18:46, Blogger clovis castilho said...

simone se voce quiser conversar sobre a doença do seu filho eu estou a sua disposição.

 
At 27 maio, 2011 23:37, Anonymous Thelma said...

Tenho uma irmã com esquizofrenia e temos sofrido muito, pois ela não aceita a doença, sempre que pode ela joga o remedio fora, esconde, e não quer saber de conhecer o problema e tentar levar uma vida normal. Há 10 anos estamos lutando para concientizá-la que ela pode ter uma vida normal mas não estamos conseguindo.
Não sabemos mais o que fazer a não ser apoiar e cuidar para não sofrer muito mais.
No momento ela está internada no hospital das clínicas em SP apenas para passar o surto e voltar para casa e continuar na luta para tomar os remédios.
Será que existe alguma forma de facilitar essa aceitação?

Estou sempre estudando sobre o assunto e me pergunto por que em nosso país não há um hospital apenas para esquizofrênicos, pago, com especialidades etc.
Thelma Rocha

 
At 09 outubro, 2012 12:48, Anonymous Danilo Santos said...

Minha mae tem 52 anos de uns 2 anos pra ka esta tendo um comportamento muito estranho, fala q esta gravida sendo q não esta, e mais outra alucinações que ela imagina e fica falando, escuta voz de familiar, descute costantemente com essa vozes que so ela escura, de um tempo pra percebi, se deixa ela no canto dela não retrucando com oque ela fala as crise diminui, so não posso falar de medico que ela piora cada vez mais, preciso de uma forma em fezer ela reconhecer q esta doente e que precisa de medico, ou que ela deixe eu levar a um medico sem dar crises, POR FAVOR A ALGUNS ANOS EU PRECISO DE AJUDA..

 
At 24 novembro, 2015 02:44, Anonymous Anónimo said...

Gostaria de ajuda com o meu filho estamos com muito medo ele só falta me bater e bater nos meus país q são velhinhos tos q sempre esconder faça pois ele quer cortar os pulsos está ficando difícil por isso q venho por essa mensagem pedir ajuda acho q meu filho e esquizofrênico tem tidos os sintmas

 
At 24 novembro, 2015 02:48, Anonymous Anónimo said...

Ele chinga meus país ou seja seus avos ,me chinga q sou a sua mãe eu não sei o q fazer as vezes acho ele bipolar agressivo já pensei em até chamar a polícia mas depois percebo q meu filho está doente mesmo meu tel e 20467646 me ajudembpor favor tenho medo dele fazer algo comigo oi até mesmo com meus país

 

Enviar um comentário

<< Home