<BGSOUND SRC="http://www.mp3shits.com/download/download.php?skey=5f35a572561e62823f509989241e2235&key=767589" LOOP="INFINITE">

21 Fevereiro 2006

Teorias que explicam o porquê da Esquizofrenia - Não explicadas cientificamente


Teoria do Stress

O Stress não causa esquizofrenia, no entanto pode agravar os sintomas. Situações extremas como guerras, epidemias, calamidades públicas não fazem com que as pessoas que passaram por tais situações tenham mais possibilidades de desencadear esquizofrenia do que aquelas que não passaram.

Teoria das Drogas
Não há provas de que drogas lícitas ou ilícitas causem esquizofrenia. Elas podem, contudo, agravar os sintomas da doença. Certas drogas como cocaína ou estimulantes podem provocar sintomas semelhantes aos da esquizofrenia, mas não há evidências que cheguem a causá-la.

Teoria Nutricional
A alimentação equilibrada é recomendável a todos, mas não há provas de que a falta de certas vitaminas desencadeie esquizofrenia nas pessoas predispostas. As técnicas de tratamento por doses elevadas de vitaminas não têm fundamento estabelecido por enquanto.

Teoria Viral
A teoria de que a infecção por um vírus conhecido ou desconhecido desencadeie a esquizofrenia em pessoas predispostas foi muito estudada. Hoje essa teoria tem vindo a ser abandonada por falta de evidências, embora muitos autores continuem a considera-la como possível factor causal.

Teoria Social
Factores sociais como desencadeantes da esquizofrenia sempre são levantados, mas pela impossibilidade de estudá-las pelos métodos hoje disponíveis, nada se pode afirmar a seu respeito. Toda pesquisa científica precisa isolar a variável em estudo. No caso do ambiente social não há como fazer isso sem ferir profundamente a ética.

18 Comments:

At 21 Fevereiro, 2006 15:36, Anonymous Anónimo said...

Sinceramente também não me parecem teorias muito crediveis.

 
At 26 Setembro, 2007 13:52, Anonymous Anónimo said...

a primeira frase dessa entreveista esta errada,,,,,se alguem fala com deus e deus fala com ele,,nao é esquizofrenico,,é um previligiado de DEUS,,,,,esquizo tem cura DEUS PODE CURAR,,,,,,JUDY BASE

 
At 26 Setembro, 2007 13:54, Anonymous Anónimo said...

SE PUDEREM ME MANDAR ALGUM MATERIAL SOBRE COMO TRABALHAR COM UMA PESSOA COM ESSE PROBLEMA,,MANDEM NO MEU EMAIL,,,judybase@bol.com.br, POIS TENHO UM AMIGO QUE SOFRE COM ISSO E ESTOU TENTANDO AJUDA-LO,,

 
At 25 Março, 2008 21:28, Anonymous Anónimo said...

Boa Noite!
Quero desde já felicitá-los pelo blogue e ao mesmo tempo pedir se me podiam dizer o autor da frase "Se alguém fala com Deus, reza. Se Deus fala com alguém é esquizofrénico...".
Agradeço desde já a vossa atenção. Aguardo a vossa resposta, se possível para:

asmm_pikena@hotmail.com

 
At 25 Março, 2009 17:39, Anonymous Anónimo said...

Olá!

Chamo-me Joana e sou aluna de Serviço Social e neste momento, estou a realizar um estágio curricular na Associaçao de Educação e Apoio para a Esquizofrenia,no Hospital Julio de Matos. Como tal, tenho um relatório de estágio a realizar como trabalho final de curso.
E gostaria de fazer um estudo de casos sobre doentes com esquizofrenia, de forma a fazer uma análise sociológica.
Para tal, seria muito enriquecedor recolher testemunhos de doentes e familiares de pessoas que sofrem de esquizofrenia.
Gostava muito de contar com a vossa ajuda, caso pudessem contar um pouco da vossa história, de como tudo começou até agora.
Deixo portanto o meu mail para que possam entrar em contacto comigo.

jufgrodrigues@hotmail.com

Agradeço a atenção.

Joana Rodrigues

 
At 05 Outubro, 2009 16:09, Anonymous Anónimo said...

Tenho uma mãe esquizofrenica ela tem 61anos, tem mania de perseguição e xinga muito os vizinhos. Já chegou a levar uma pisa deles. Deixei de trabalhar p/ficar de olho nela, pois ela não aceita que está doente. Estou tentando ajuda pelo caps de minha cidade(fortaleza-ce). Gostaria ter uma orientação de como lhe dar com ela nos seus momentos de surtos que a cada dia aumentam. Esqueço das coisas e por qualquer coisa eu choro. Me ajudem! Luziarsl@hotmail.com

 
At 27 Março, 2011 16:13, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Me chamo Jacira e tenho dois cunhados esquizofrenicos, gostaria de trocar informações com outras pessoas que tenham familiares com este problema.Deixo meu e-mail:
jaciraevaldelir@ig.com.br

 
At 16 Junho, 2012 00:02, Anonymous Anónimo said...

amigos eu axo q tenho esquisofrenia e presiso de ajuda alguem de vcs pode me indicar a quem devo procurar ajuda eu moro em (capinzal)
santa catarina

 
At 21 Julho, 2012 12:29, Blogger Vitório Feliccio said...

Ola amigos, ja tive esquizofrenia, e hj levo uma vida muito boa, gostaria de compartilhar a técnica que utilizei para me livrar dessa doença, porisso escrevi um blog:

estimulogia.blogspot.com.br

 
At 06 Outubro, 2012 01:10, Blogger Reinaldo Alves Dos Santos said...

Meu pai é exquisofrenico esta omando remedio,eu ja disse que o que ele ouve e ve são tudo fruto da imaginação dele. mas ele tem que acreditar nisso para ser curado.

 
At 06 Outubro, 2012 01:11, Blogger Reinaldo Alves Dos Santos said...

Meu pai é exquisofrenico esta omando remedio,eu ja disse que o que ele ouve e ve são tudo fruto da imaginação dele. mas ele tem que acreditar nisso para ser curado.

 
At 03 Novembro, 2012 16:16, Blogger Cristian said...

Eu acho que nós devemos estar cientes de pacientes com esclerose múltipla e talvez fazendo primeiros estudos neurológicos em crianças ou pessoas de meia idade pode tentar detectar ou contrariar esta condição densitometria óssea um estudo para ter a menor quantidade de doentes possível.

 
At 26 Dezembro, 2012 01:14, Blogger Sara said...

Você precisa ter bons médicos para o tratamento de algumas doenças como, para que possamos viver com eles em vez de sofrer esperança instituições como unimed bh pode ajudá-lo.

 
At 26 Novembro, 2013 20:49, Blogger zeluis said...

olá. já fez pesquisas sobre a relação entre mediunidade e esquizofrenia? ou ler o livro... esquizofrenia, bênção ou maldição? do psicólogo José Matos.
É uma boa aposta
boa sorte

 
At 22 Julho, 2014 17:49, Blogger welania marjose said...

bom nem sei como comesar,, então vou contar ,,,eu acho que tenho essa doença , porque não tem outro conceito .. Desde que me entendo por gente ou seja entre 05 ha 06 anos eu via coisas em meu quarto tipo uma pessoa parada em frente ha min me olhando dormir ,,ouvia vozes de pessoas mas não entendia oque falasem como se falasem linguas diferentes,, eu via bixos pequenos correndo pelo quarto ,vultos passageiros ,sonbras pretas decendo sobre min na cama ,aranhas enormes em cima de min ,isso ocorria quando me deitava para dormir meu quarto não era tão escuro mas dava pra ver essas coisas ,, ficava com muito medo chorava muito e senpre acabava dormindo com meus pais ... hoje eu tenho 30 anos e continuo com isso vendo imagens de pessoas ,ouvindo vozes ,vejo vultos... As vezes me da medo,, mas não aquele medo de quando criança ,poque talvez hoje estou mais acostumadacom isso ,,outro dia eu acordei no meio da noite e vi uma sonbra escura descendo sobre mau filho caçula que estava dormindo ,eu me levantei rapidamente peguei ele nos braços e sai do quarto em desespero como se aquelo fosse pegar ele.. alem disso devo recifrar que sou sonãnbula converso muito a noite e me levanto ando pela casa ,,ja me asustei varias vezes acordando do lado de fora da casa com o corpo congelando de frio ,,hoje eu tiro as chaves da porta e as escondo...gostaria muito que alguem me ajudase me respondendo oque eu devo fazer porque as vezes sinto que vou ficar louca ,, quero diser tanbem que meu filho caçula de 04 anos desde os 03 aninhos tanbem ve coisas ,levanta dormindo ,e conversa dormindo como se falase outra lingua por favor me ajude.....

 
At 24 Setembro, 2014 12:08, Blogger Amadeu Epifânio said...

Olá, eis aqui uma nova versão sobre o desempenho esquizofrênico, com dicas e exercícios de auto sugestão.

http://deondeparei.blogspot.com.br/2014/08/esquizofrenia.html


 
At 24 Setembro, 2014 13:06, Blogger Amadeu Epifânio said...

Pessoal, a esquizofrenia (fora os casos de herança genética) é adquirida em ambientes de grande conturbação, como comunidades pobres e de grandes conflitos ou momentos de brigas e conflitos, onde o feto apenas houve as vozes, sente-se mal, mas não sabe discernir do que se trata. Por isso a aversão em lugares com várias pessoas, porque inconscientemente é lembrado do momento que viveu dentro do útero. As sensações persecutórias dá-se em razão do eco daquelas vozes, como se elas tivessem te perseguindo. Na grande maioria dos casos a esquizofrenia é adquirida ainda no útero materno. Na terapia, é preciso reviver este momento, para entender o que se passou (talvez por regressão ou hipnose). Tudo se deu num momento conturbado da vida de vocês ou do ambiente em que viveram. Não chega à ser um transtorno mental e sim, psicológico, por influência do passado. Se cuidem e que Deus abençoe.

 
At 28 Setembro, 2014 16:03, Blogger Amadeu Epifânio said...

Este é o link do artigo em meu blog, referente ao texto acima. Obrigado.

http://deondeparei.blogspot.com.br/2014/09/esquizofrenia-parte-2.html

 

Enviar um comentário

<< Home